PortuguêsEnglish
InícioEdições anterioresArtistasEventosRegulamento e inscriçõesResidênciasParceriasPublicações

ARQUIVO



FONLAD #01_2005

O Festival surgiu em 2005 tendo tido a participação de dois artistas importantes: Agrícola de Cologne e Annie Abrahams. Contou com a participação de 19 artistas oriundos de 13 países que apresentaram 24 obras em variados media digitais.
___

FONLAD #02_2006

No seguimento da recepção do Festival em Madrid, optou-se no segundo ano por uma exposição física: 32 artistas de 14 países.
Paralela à mostra virtual, realizou-se entre 3 e 26 de Novembro, na Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra, uma exposição com algumas das obras seleccionadas.



FONLAD #03_2007
Mantendo o figurino anterior, com o objectivo de ampliar a divulgação do festival, promovendo iniciativas exteriores ao medium internet, como exposições, projecções de vídeo e performances, o festival apresentou uma exposição física no Quarteirão das Artes, em Montemor-o-Velho e uma outra virtual na internet: contou com a representação de 26 artistas provenientes de 12 países.
 

FONLAD #04_2008
O programa de exposições do FONLAD apresentou uma exposição na Bienal da Madeira, entre 1 de Setembro e 13 de Outubro 08, numa produção da Direcção da Bienal e do Festival. Durante a mesma foram ainda projectados alguns vídeos de participantes no FONLAD.
O programa prosseguiu em Outubro e Novembro com uma exposição no UAVM Virtual Museum "Watermarks" e a 4ª exposição virtual do festival, entre 1 e 30 de Novembro. Participaram 32 artistas de 15 países.



FONLAD #05_2009
O projecto foi marcado pelo intercâmbio com o Festival Ventipertrenta promovido pela Associação Terra del Arte de Itália que apresentou em Coimbra e Montemor-o-Velho uma exposição da sua Colecção. Por sua vez o Fonlad apresentou uma exposição no MIDAC, em Belforte del Chienti, em Itália. Igualmente de destacar a exposição na Galeria do Teatro Municipal da Guarda e a mostra do Festival Cologne OFF no Café Concerto do TMG.
Em termos globais participaram no festival cerca de 120 artistas.

 

FONLAD #06_2010
O festival na sua 6ª edição apresentou um conjunto de eventos centrados na temática "Virtual Humanities", subdivididos em três fases ou momentos: mostras de videoarte (em colaboração com o VideoLab de Coimbra, o New Media Fest de Colónia e o In-Out de Gdansk-Polónia, mostras de fotografia e pintura digital (Atelier-Galeria Ícone) e Web Art (UAVM Virtual Museum e Web Art Center). Participaram na globalidade das actividades cerca de 130 artistas.


FONLAD #07_2011
Com uma participação global de cerca de 200 artistas, foram realizadas variadas actividades, entre exposições (Galeria Ícone e Bienal do Porto Santo), mostras video (Galeria Ícone, Espaço Rosa dos Ventos e Bienal do Porto Santo), vídeo instalações (Quarteirão das Artes e Casa Bernardo) e mostras virtuais (UAVM e Web Art Center). Destaque para as parcerias com os Festivais Oslo Screen (Noruega), Magmart (Itália), Athens Video Art Festival (Grécia) e Celeste Prize (Itália).

 

FONLAD #08_2012
Na sua 8ª edição foram realizadas variadas actividades, centradas na videoarte como mostras, vídeo instalações, workshops, residências e mostras virtuais (UAVM e Web Art Center). Destaque para as parcerias com os Festivais Oslo Screen (Noruega), Magmart (Itália), Miden (Grécia), Cologne OFF (Alemanha), Videoplay (Argentina), Proyector (Espanha), MIVA-Alterego (Equador) e Celeste Prize (Itália). Participação global de cerca de 200 artistas.


FONLAD #09_2013
Com uma participação na ordem dos 300 artistas, o festival centrou as suas actividades no Espaço de Artes, Multimédia e Performance da Alliance Française de Coimbra, na qual apresentou mostras de videoarte, vídeo instalações, workshops, residências e mostras virtuais (UAVM e Web Art Center). Destaque para as parcerias com os Festivais Magmart (Itália), Miden (Grécia), Cologne OFF (Alemanha), Videoplay (Argentina), Proyector (Espanha), HEP (África do Sul) e Manipulated Imade (USA).

 

FONLAD #10_2014

O festival na sua 10ª edição espalhou-se por vários locais da cidade de Coimbra na qual apresentou mostras de videoarte, vídeo instalações, workshops, residências e mostras virtuais (UAVM e Web Art Center). Destaque para as parcerias com os Festivais Magmart (Itália), Miden (Grécia), Cologne OFF (Alemanha), Videoplay (Argentina), Proyector (Espanha) e GIF (Portugal). Participação global de 170 artistas.


FONLAD #11_2015
O festival na sua 11ª edição centrou a sua actuação na celebração dos 10 anos do festival, apresentando mostras de videoarte, vídeo instalações, workshops, residências e mostras virtuais (UAVM e Web Art Center). Destaque para as participações de Dorianne Wotton (Fr), Margarita Novikova (Ru) e Ozgur Ozcan (Tk).