PortuguêsEnglish

RESIDÊNCIAS


Conferência na ESAD, 20 Abril 2013

"Golden Age", performance, 2013

“Golden Age” é um projecto que se relaciona sobre temas como a metamorfose, mutação, poder, identidade e relacionamento. Joga com estes temas utilizando uma máscara de ouro magnetizada.
Na zona da performance um “tapete” de objetos de ferro: talheres, brinquedos quebrados, imãs de frigorifico, pregos e parafusos, latas ... parece a lixeira de uma grande cidade, um desses cemitérios poluídos cheios de destroços tristes e intrusivos na nossa vida de todos os dias.
A performance é uma luta épica entre a Razão e o Caos, entre a máscara de ouro e o lixo, entre a ilusão da eternidade prometida pelo poder e o lento processo de corrosão da História, devorando cada empreendimento humano.
Design interactivo e dispositivos electrónicos dão mais poder visual à luta, transformando todos os movimentos em som interativo e imagens.
http://thegoldenageperformance.tumblr.com/

PROGRAMA

18 Abril Conferência / Performance
ESAD Escola Superior de Arte e Design, Caldas da Rainha

20 Abril "Red Untitled", performance (Line Up Action - Extension #01)
Espaço Artes, multimédia e Performance, Coimbra

24 Abril Conferência
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

27 Abril "Golden Age", performance
Espaço Artes, Multimédia e Performance, Coimbra

FRANCESCA FINI
Francesca Fini trabalha ao nível das artes visuais, vídeo e performance. O principal objecto de sua pesquisa, é o organismo que age no espaço e no tempo. O agir do corpo, contanto alguma história, está sempre presente no seu trabalho e esse corpo é geralmente o seu. Podemos dizer que o seu trabalho, ao vivo ou em vídeo, é uma espécie de jornada infinita do seu eu virtual, explorando novos ambientes e configurações em desafios diferentes. Nas sua performances usa linguagens tradicionais, como o teatro mudo, body-art e dança butoh, profundamente misturados e contaminados por uma tecnologia low-fi.
http://www.francescafini.com