PortuguêsEnglish

RESIDÊNCIAS


Conferência na Casa das Artes, 20 Abril 2012

"Blue", video instalação, Quarteirão das Artes, 2012

"Blue" foi realizada em 2002 para a Fundação BBVA de Bilbao e aºresentada de novo em 2011 no festival INTERFERENCE na Holanda, em torno da ideia do Mito da Caverna de Platão. Trata-se de uma video-instalação interactiva quase analógica. A ideia é criar um espaço inventado, imaginário, azul, um espaço entre o sonho e a vigília que nos convida a partilhar, quase de maneira inconscente, no deambular pelo espaço do “Quarteirão” de Montemor-o-Velho. Azul é a projecção, azul é a luz capturada. As pessoas são só pontos, sombras da realidade, que mostram a projeção de um exterior possivel, como no mito da caverna, um borrão, acromático, ilusório e intemporal. Feita “in-situ” no espaço convertido em piscina temporária, onde os espetadores podem brincar com a água e distorcer a realidade da suas própias sombras.
https://www.youtube.com/watch?v=1-pcWFkh2is

MARIO GUTIÉRREZ CRU
Nasceu em Madrid, em 1979. Mora em Lisboa. É licenciado em Belas Artes UPV-EHU (especialidade Audiovisuais), é artista, curador de arte, e criativo. Trabalha desde 2002 com conceitos como “trajectos” e a relação com os espectadores, o tempo e o espaço. Video,fotografía, instalação e interacção são as suas ferramentas.
A sua obra mostrou-se em exposições individuais e colectivas, além de festivais em Espanha, França, Portugal, Holanda, Itália, Austria, Bélgica, México, Peru, Brasil, Cuba, República Dominicana.
É comisário e director de: Espacio Menosuno, Mostra de arte sonora e interactiva IN-SONORA, Instituto de Criação Contemporânea KREÆA, DVD Project e do Festival PROYECTOR e mantém colaborações com festivais em França, Paises Baixos, Marrocos, Italia, Portugal, Alemanha e Espanha.
http://mariogutierrezcru.blogspot.pt/