PortuguêsEnglish

RESIDÊNCIAS


"In Between", wall projection, 2013

"Resemblance", window projection, 2013

Em Wake up me, existe a intenção de alertar para a ameaça da urbanização através de imagens no corpo humano como sons, automóveis, comunicação, projectadas num baú. Documento, com a ajuda da técnica de stop motion, o meu corpo na posição de dormir habitual na minha infância. Dormir é o dia-a-dia na prática mundana essencial em todos os fenómenos naturais e, como meio de urbanização, estão se transformando em categoria de vida, com a adaptação sistemática e medidas corporativas. Ou seja, para ridicularizar a esquizofrenia culturalmente condicionada através de atitudes de camaleão. Acorda-me! É a nossa voz para se regenerar, recriar o nosso habitat no cenário urbano.

Em In-Between / No meio, quase de uma forma ilusionista, pretendo redescobrir o labirinto de nossas experiências temporais, espaciais e etéreas com o tempo. O vídeo em díptico, significa no seu próprio contexto, como o comportamento habitual da troca de alimentos e água, entre este e oeste, é o principal elemento característico do dia a dia, na prática mundana essencial comum a todos.

Em Resemblance / Semelhança, pretendo relembrar o domínio colonial Português, no comércio e monumentos
arquitetónicos históricos na Índia através de três igrejas (a Basílica do Bom Jesus, a Igreja de São Caetano e de Nossa Senhora e a Igreja Imaculada Conceição, em Goa). No vídeo é usada imagem de um navio Português que se desloca usado como um veículo colonial de intercâmbio.

VIJAYARAGHAVAN
Mestre em pintura pelo College of Art de Nova Delhi. Participou em variadas exposições nacionais e internacionais. Destaca-se 5º Festival de Video Arte FIVAC Camaguey, CUBA, 2013; “SARAI READER 09” comissariado por Raqs Media Collective numa parceria entre Devi Art Foundation and Sarai – CSDS e apoiada pela embaixada norueguesa, Nova Dehli, 2012; 25º INSTANTS VIDÉO, La Friche la Belle de mai, França, 2012; “Artista convidado para a 4ª edição do Viareggio Art Project”, Villa Paolina Bonaparte, Museu of Viareggio, Italy, 2012; Fugitive Video Project apresentado na EMMEDIA Gallery & Production Society, Canada, 2011; Fugitive Video Project apresentado na Solus @ Filmbase, Dublin, Ireland, and Banff Center Banff, Canada, 2010; MVMA Fest 2010, Marfa TX, Co-Lab, organizado por Birdhouse Collective em Austin TX, Version 10 Festival, Chicago IL.