PortuguêsEnglish

RESIDÊNCIAS


Conferência na Casa das Artes, 20 Abril 2012

"Coimbra Conections", instalação tri-canal, 2012

“Coimbra Connections” é inspirada nas observações, interacções, descobertas e experiências de Coimbra durante a residência que o artista realizou naquela cidade. Explora a vida dinâmica de Coimbra social e cultural, bem como a sua arquitectura e como ela se conecta com o seu povo e a natureza. “Coimbra Conections” reflecte a cultura da cidade, a arquitectura e a natureza através de uma série animada de Calçadas virtuais.
Durante a estadia em Coimbra, o artista documentou a sua vida cultural através de mais de 1.500 fotografias e áudio-gravações. Esta documentação áudio-visual e as suas muitas relações os seus habitantes, a cultura, a arquitetura e a vida natural foram usadas como inspiração para criar abstrações audiovisuais das suas descobertas.
https://www.youtube.com/watch?v=DLVGH_M91tY

DAVID R BURNS

Tem uma abordagem interdisciplinar na criação de arte digital, combinando modelagem por computador e animação 3D, vídeo digital, som e computação com o objectivo de alargar as fronteiras da expressão artística. Na sua obra explora música visual, memória e as relações entre tecnologia, cultura e sociedade. David tem um mestrado em Design e Tecnologia pela Parsons School of Design em Nova York. Como professor associado, David desenvolveu na Southern Illinois University, a sua primeira especialização em artes digitais e e animação (AADM). Ensina modelagem computacional 3D, animação e prática e teoria das artes digitais. O trabalho criativo de David é internacionalmente exibido em galerias, museus, festivais de cinema e conferências. Mais notavelmente, o seu trabalho tem sido exibido no National Film Theater, Londres; no National Media Museum, Inglaterra; no Red Stick - Festival Internacional de Animação, Baton Rouge (USA), no Chelsea Art Museum, Nova York; no Athens Video Art Festival, Grécia; Correntes, no Novo México, no Centro Nacional de Arte Contemporânea (NCCA), Rússia e La Normandie et le Monde, Musée des impressionnismes, França. Os trabalhos de pesquisa de David foram publicados e amplamente divulgados em vários eventos internacionais, incluindo o Simpósio Internacional de Arte Eletrónica (ISEA) e na conferência Visualização Eletrônica e as Artes (EVA) em Londres. David também é co-autor de um capítulo em Fraggle Rock to Farscape: Ensaios sobre os Mundos de Jim Henson a editar pela McFarland em 2012. http://www.davidrburns.com